Se você está chegando a este site agora, a primeira coisa que precisa saber é que o conteúdo da sua fundação até Junho de 2015, era sobre o Espiritismo. A partir de Julho do mesmo ano, o conteúdo passou a ter caráter espiritualista, agregando informações de diversas correntes, especialmente, sobre a Umbanda.

A segunda coisa que você precisa saber é que este site resume um interesse muito grande que é o de compreender o mundo espiritual, independente de bandeira religiosa. Isso quer dizer que, embora os termos “espiritismo” e “umbanda” apareçam com frequência nos textos, não representamos nenhuma doutrina.

A terceira coisa que você precisa saber é que você tem total liberdade para acreditar ou não nas coisas que vai ler.

A quarta coisa que você precisa saber é que nos resguardamos o direito de apagar comentários desrespeitosos, uma vez que nossa vida é corrida demais para perder tempo com ofensas ou comentários pouco construtivos.  

A quinta e última coisa é: seja bem-vindo nessa jornada!

Leonardo Montes (Administrador)

foto

32 anos. Mineiro, Uberabense, assistente administrativo, psicólogo, espiritualista e médium de Umbanda. Estuda o Espiritismo desde 2001, a Umbanda desde 2013, Ocultismo desde 2016, tendo trabalhado regularmente em prol da espiritualização humana, a partir da sua próprio jornada para espiritualizar-se, desde 2006. Atualmente é trabalhador da Casa de Umbanda União, localizada em Uberaba – MG.

Email: montes.psico@gmail.com

Perfil no facebook

 

»

  1. Após ter conversado com o Leonardo, acredito, (sob alcunha de estudoespirita.org), numa sala de bate-papo onde obtive esclarecimento de algumas dúvidas que possuía em relação à Doutrina, fui convidada a participar do grupo de estudos que se reunia às sextas-feiras. Fiquei muito feliz e interessada, porém passei por alguns problemas de saúde que me impossibilitaram, nas 3 últimas semanas, de participar do referido grupo. Entristeci-me ao constatar que os estudos foram interrompidos. =( Gostaria, se possível, de ser avisada quando os estudos forem retomados. Obrigada.

    • Grato, Erika. Infelizmente, pela correria do dia-a-dia, temos sempre que fazer mudanças na hora do estudo, o que não é muito favorável a criação de grupos de estudos. Contudo, acompanhe sempre o site que iremos colocar muitos materiais interessantes sobre o Espiritismo.

      Abraço.

  2. Grupos de estudos on-line do tipo blogger, Facebook, G+, Youtube, etc.
    Na minha opinião é mais fácil e tranquilo, sem aquele compromisso com horário ou lugar.
    Obrigado por me ajudar a compreender melhor essa nossa vida.
    Gosto e uso muito o seu trabalho.
    Não sei nada sobre Deus.
    Não sei se Deus costuma interferir em nossas vidas.
    Porém, sabemos das influência dos Espíritos (bons e maus) em nossas vidas.
    Eu rogo aos bons Espíritos, que nos ajudem com esse alimento espiritual.

  3. Gostei muito do seu texto, e a leitura veio ao encontro das minhas ansiedades nesse momento. Mas gostaria de fazer uma pergunta Por que a concentração de tantos centros espíritas na região de Uberaba

    • O Espiritismo floresceu bem por aqui, especialmente com Eurípedes Barsanulfo, no começo do século XX. Mas, a mudança de Chico Xavier para cá foi fundamental para o desenvolvimento da cultura espírita.

  4. Olá Leonardo, boa noite. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa desse site. Quando li seu artigo sobre espíritos da Umbanda nos centros espíritas (e mais em quaisquer lugares), concordei de imediato, até porque aqui em casa, notamos que ao se manifestarem, os espíritos de Umbanda vão aos poucos inserindo detalhes nos diálogos que extrapolam o ambiente e a prática umbandista, demonstrando riqueza de conhecimentos e familiaridade com os ensinamentos espíritas. Aqui cultuamos a Umbanda no lar e fazemos também a leitura do evangelho segundo o espiritismo, além das demais obras codificadas por Kardec e outras igualmente interessantes. Isso demonstra que a espiritualidade não tem facções religiosas e utiliza todos os meios para promover o crescimento intelecto-moral que tanto precisamos para a necessária reforma íntima. Também gostaria de informar que estou frequentando um centro umbandista , onde se iniciou o estudo do evangelho e estou tentando colaborar com um pouco do que já estudei e estudo ainda para fortalecer a iniciativa do mentor da casa que visa promover o conhecimento e prática da doutrina aliados à prática umbandista. Um forte abraço.

    • Muito bom ler seu comentário, companheiro. A nossa casa se chama: Casa de Umbanda União e o preto-velho que sugeriu esse nome o fez por dois motivos: primeiro, para que nos lembrássemos sempre do valor da união num trabalho espiritual. Segundo, por que deveríamos alinhar o Espiritismo com a Umbanda, nas palavras de um exu: Religiões que deviam seguir juntas.

      Abraço.

      • Boa Noite Irmãos,
        Gosto muito do tema Espiritismo e Umbanda! Sou trabalhador Umbandista a 25 anos e nos últimos 15, fui orientado inserir nos trabalhos de Umbanda o estudo das obras espiritas, tais como Kardec, Chico, Divaldo entre outros.
        Pude observar os melhoramentos morais e qualificação dos trabalhos mediúnicos a partir do estudo e compreensão do conteúdo filosófico, doutrinário e esclarecedor que a literatura espirita nos apresenta.
        Adotamos em nosso terreiro a seguinte máxima:
        – O Espiritismo é Jesus Pregando; e
        – A Umbanda é Jesus Trabalhando

        Acredito por experiência e vivendo essa interação entre as doutrinas, posso garantir que existe muito mais conectividade entre as religiões do que possamos supor…

        Abraços.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s