QUARESMA E A UMBANDA

Áudio

quaresma23Um dos textos mais lidos deste blog é, justamente, sobre a quaresma (veja aqui). Este período do ano provoca reflexões e mesmo mudanças profundas na psicosfera humana.

Agora, porém, falaremos sobre a quaresma e a Umbanda, existe alguma relação?

A resposta é: Sim, existe!

A princípio, possivelmente, essa influência se deu por uma tradição católica que era muito forte na Umbanda nascente, mas acabou se fixando na religião por suas implicações espirituais. Trata-se de um período, especialmente por conta das festividades do carnaval, de intensa atividade espiritual onde os “portões do umbral” estão afrouxados e uma grande quantidade de espíritos saudosos dos prazeres carnais (especialmente por conta do carnaval) perambulam livremente pela Terra!

Por estar razão, muitas casas de Umbanda suspendem as atividades durante a quaresma. Outras, trabalham apenas com pretos-velhos das linhas das almas e, algumas, como a nossa casa, mantém o mesmo ritmo de trabalho.

Nossos guias espirituais sempre nos falam para redobrar os cuidados com a oração e o pensamento durante a quaresma, porém, também nos alertam que o trabalho não deve cessar, pois este é o período do ano em que eles mais trabalham, atendendo e socorrendo os infelizes e sofredores.

Assim, sou da opinião de que os terreiros não encerrem os trabalhos durante a quaresma, pois muitos são os necessitados, especialmente, se trabalharem com atendimentos a espíritos desencarnados. Que os médiuns redobrem seus cuidado com a oração e com a vigilância, mas que arregacem as mangas por que o que não falta na quaresma, é serviço espiritual.

 

»

  1. Super concordo, porém este ano, como guerras espirituais a Quaresma esta bem mais fortes, os guardiões do Umbral não estão dando conta de conte lós, estão escapando muito mais do que se era previsto.
    Palavras de Mãe Guacira de Iemanjá

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s