Vou para o umbral?

Nosso_lar_2_umbral__chico_xavier2O Umbral é a dimensão espiritual imediatamente acima da matéria em que vivemos. Ele está, justamente, entre a nossa matéria e um plano espiritual mais elevado.

Todos os espíritos passam pelo umbral, mas nem todos ficam nele. É comum na literatura espírita diversos relatos de espíritos que, vindos de uma colônia, precisam atravessar o umbral para chegar à Terra. Portanto, é sempre necessário passar por ele.

Mas, quem permanece no umbral?

Segundo Lísias em Nosso Lar:

“O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena”.

Então, é simples entender: permanecerão no umbral todos os espíritos que não conseguirem se elevar. Todos os que viverem uma vida em que a soma de suas atitudes e pensamentos resultar em algo negativo para si e para os demais.

Isso, no entanto, não serve para avaliar o outro.

É comum as pessoas me contarem a história de alguém e depois perguntarem: você acha que ele foi para o umbral? E simplesmente, não dá para saber.

Todo ser humano é um ser complexo e sempre é mais do que os vícios que possuía ou os erros que julgamos que ele tenha cometido. Todo ser humano faz coisas boas e ruins e no fim o que importa é isso, a somatória do que fez de bom e ruim. A diferença é que não somos nós que somamos e, sim, Deus.

Então, antes de se preocupar se seu pai, tio, irmão, primo, etc. foi para o umbral, pense em você.  Reflita sobre suas atitudes, seus pensamentos e responda à pergunta: se viesse a desencarnar hoje, para onde iria?

4 comentários sobre “Vou para o umbral?

  1. Tirando os espiritos missionários, todos os outros vão para o umbral.
    O lance é que existem vários níveis de umbral, mas todo são umbral.
    O nosso lar, por exemplo, é um umbral.

    • Nosso Lar se encontra na dimensão Umbralina. Mas, quando alguém fala em Umbral, logicamente, está se referido ao ambiente externo ao da colônia…

      • Se atentarmos as últimas questões do Livro dos Espíritos fica difícil acreditar que existem Umbral e Colônias.

        1012. Haverá no Universo lugares circunscritos para as penas e gozos dos Espíritos, segundo seus merecimentos?
        “Já respondemos a esta pergunta. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado existe especialmente destinado a uma ou outra coisa”.

        “A localização absoluta das regiões das penas e das recompensas só na imaginação do homem existe. Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas, cuja essência infinita não lhe é possível compreender”.

        1013. Que se deve entender por purgatório?
        “Dores físicas e morais: o tempo da expiação. Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos obriga a expiar as vossas faltas.”

        • Sim, você tem razão. Mas, o evangélico que coloca a Bíblia em baixo do braço e consulta os textos também dirá que reencarnação não pode existir. A questão, não é se o livro X, Y ou Z, fala ou não fala de colônias… A questão é saber se elas existem… E, sim, elas existem! O que prova isso são as milhares de psicografias familiares onde os espíritos dão detalhes perfeitos de suas vidas na terra (dados reconhecidos pela família) e, de quebra, ainda mencionam Umbral, Colônias, etc.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s