Previsões do futuro

futuroPODE UM GUIA FAZER PREVISÕES SOBRE O FUTURO?

A pergunta que motiva esse singelo texto foi motivo de muitos debates num grupo do facebook. De um lado, várias pessoas afirmando que os guias não podem fazer previsões sobre o futuro. De outro, muitos que juravam de pés juntos que não apenas podiam como eles próprios foram testemunhas disso.

Antes de responder diretamente a questão, devo dizer que parece ser cada vez mais comum o estranho comportamento de algumas pessoas em querer definir, elas mesmas, o que os guias podem ou não fazer.

Aparentemente, essa “teimosia” baseia-se na experiência pessoal de cada um. Portanto, se na casa dela os guias não fazem previsões sobre o futuro, logo, nenhum guia faz, em nenhuma casa. Uma generalização. E o que se diz sobre generalizações? …

Costumo sempre lembrar que nossas experiências representam apenas uma pequena parcela de todas as experiências existentes. Portanto, você pode ter 50 anos de Terreiro ou de Centro Espírita, contato mediúnico uma vez por semana e, ainda assim, o que você terá de experiências não será mais do que uma pequena parcela do que ocorre no Brasil (não vamos nem falar em termos de mundo).

No campo da Umbanda, quantos Terreiros existem? – Mil? Cinco mil? Trinta mil? Quantos médiuns participando das correntes? 15 mil? 25 mil? 50 mil? – Quantos guias se manifestando todo santo dia?

Será que, em cada Terreiro, através de cada médium, os guias devem sempre se comportar da mesma forma, falar as mesmas coisas?

Agora, respondendo a pergunta:

– Sim, os guias podem fazer previsões. E o fazem, quando julgam necessário.

Alguns espíritos têm a capacidade de ver o futuro. Quanto mais elevado, mais longe enxerga.

Passei por uma experiência quando um preto-velho narrou com precisão um fato que ocorreria três dias depois, bem como quando um cigano (espírito) fez três previsões (nada vagas) sobre o que ocorreria na minha vida num espaço de três meses, todas absolutamente precisas e corretas. E assim como ocorreu comigo, também testemunhei o mesmo com outras pessoas que frequentam a mesma casa, como entre amigos virtuais que moram em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Como certa vez disse Willian James: “Bastaria um único corvo branco para provar que nem todos são negros”.

Mas, aqui não apelaremos a isso, dado que, estou bastante certo, a minha experiência pessoal é apenas um pequeno detalhe, frente tantas outras que ocorrem por aí, cotidianamente, dentro e fora da Umbanda, onde se pode dizer em alto e bom tom que: embora nem sempre comuns, as previsões quanto ao futuro podem ocorrer.

 

 

 

2 comentários sobre “Previsões do futuro

  1. Nenhum espirito tem a capacidade de prever o futuro como entendemos.
    O que pra nós é futuro, pra eles é apenas o desenrolar de acontecimentos que já estão certos de acontecer.
    Exemplo: imagina que uma criança pegue um prego e vá em direção a uma tomada.
    Vc SABE que ela vai levar um choque se colocar o prego na tomada. Porém, do ponto de vista da criança, isso pode parecer uma previsão do futuro.
    Mas é algo bem lógico de acontecer.
    O problema é que no plano que estamos e ligados a matéria como somos, temos dificuldade de entender o desenrolar das coisas e isso torna nossa visão limitada.
    Para os espíritos isso não acontece. Por isso eles conseguem enxergar o que vai acontecer.

    Recomendo que estude sobre as faculdades mediúnicas, especificamente sobre os tipos de clarividência. Lá vc vai entender como se dá essa “previsão do futuro”.

    • Você começou seu texto dizendo: “Nenhum espirito tem a capacidade de prever o futuro”, mas termina afirmando a mesma coisa, com outras palavras… Então…

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s