Retrospectiva e mudanças

mudança  Uma das frases que mais me marcaram, embora simplória, é: Tudo tem começo, meio e fim. Esse pensamento sempre circula pela minha cabeça em momentos de mudança.

2014 foi um ano incrível. Foi o ano em que mais trabalhei, que mais ganhei dinheiro, que mais gastei dinheiro, que mais me esforcei na faculdade e também o mais significativo, espiritualmente.

Em Janeiro este blog completará dois anos. Dois anos em que, intensamente, produzi conteúdo para ele. No meio do percurso, tentei algumas mudanças: podcast, canal no youtube, mudança de plataforma, etc. Algumas coisas deram certo, outras não.

Infelizmente, desde que mudei o site para uma plataforma paga, onde pude usar um designer (theme) mais sofisticado, o mesmo tem recebido ataques constantemente.

Na primeira vez, conseguiram invadir. Não fizeram nada de mal, apenas me atrapalharam um pouco a vida, deixando uma “fraternal” mensagem de segurança dizendo que o site não era seguro.

Consertei as falhas, instalei plugins de segurança e, mesmo assim, os ataques não cessaram. Como podem ver abaixo, somente hoje (30/12) foram 46 tentativas de acesso por “força bruta”. Os plugins de segurança felizmente barraram, mas até quando suportarão?

ataque

Em vista dessa ameaça constante, resolvi voltar o blog para sua hospedagem nativa, no wordpress.com que, embora modesta, nunca sofreu ataques. Aliás, o sistema de proteção do wordpress.com é muito bom e para acessar o site, além de saber meu usuário e senha, é preciso saber um código novo gerado automaticamente e enviado para meu celular. Ou seja, para tentar entrar no site, o hacker precisa além dos dados citados, roubar meu celular…

É incrível pensar que um site tão modesto quanto o estudoespirita que trata de Espiritismo – uma doutrina tão pacífica – sofra tantos ataques. Será que incomodei alguém? Não sei.

Só de pensar que um desocupado desses possa invadir o site e deletar o conteúdo, minha espinha gela. É por essa razão que voltei seu conteúdo para o wordpress.com, onde posso dormir sossegado…

Dito isso, preciso dizer que me esforcei muito nesses dois anos para produzir conteúdo espírita de qualidade, embora com recursos tecnológicos amadores. Eu hoje tenho satisfação em observar o que produzi e pensar que consegui estabelecer uma boa base para o iniciante no Espiritismo.

Foram mais de 30 mil visitas ao blog e mais de 40 mil no canal do Youtube, fora os mais de 350 amigos do facebook e os 250 posts deste blog. O iniciante no Espiritismo que acessar este blog encontrará um bom material de apoio.

Claro que nunca tive a pretensão de fazer um abecedário espírita, mas um espaço virtual que possa servir de auxílio aos que estejam começando. Sinto que cumpri.

Hoje, porém, tenho novos desafios. Tenho a possibilidade de estudar in loco alguns fenômenos mediúnicos. Tais possibilidades tem me feito pensar a muito sobre minha atuação na internet (tente imaginar moderar uma comunidade no Vk.com outra no facebook com mais 88 mil membros, produzir conteúdo para o blog, alimentar a página do facebook e ainda produzir vídeos) – cheguei a inevitável conclusão de que, para ser produtiva minha experiência prática, eu preciso forçosamente diminuir meu acesso à rede.

Por esta razão, este blog/página/canal passará por um processo, talvez definitivo, de sonolência de conteúdo. Não vou parar de postar, mas vou diminuir bastante a produção de conteúdo. Eventualmente, novas publicações aparecerão.

Entretanto, não penso encerrar de toda minha participação virtual. As possibilidades mediúnicas a qual me referi não se passarão somente dentro do âmbito do Espiritismo, mas também da Umbanda e do Esoterismo em geral. Sinto que cheguei a um momento em que preciso estudar as formas de manifestação mediúnica (antigo sonho) independente de bandeira religiosa.

Por essa razão, este site passará a se chamar: Estudo Espiritualista e, sem endereço, será: http://www.estudoespiritualista.org – onde vou postar, gradativamente, os frutos da minha pesquisa.

Desde já, meu muito obrigado aos que acompanharam e divulgaram este blog desde o início e minhas boas-vindas àqueles que estão visitando pela primeira vez. Por favor: desfrutem do seu conteúdo.

Os que quiserem falar comigo, poderão me encontrar pelo email: montes.psico@gmail.com

Felicidades!

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s