Decepção com o forumespirita.net

O forumespirita.net deve ser o maior site espírita da atualidade. Sobreviveu ao Orkut, ao Twitter e continua firme frente ao Facebook, ainda movimentando muitos debates por lá. Sem dúvida, não é apenas uma referência, como também ponto de encontro virtual entre espíritas.

Entretanto, é também o site onde tenho encontrado os maiores obstáculos na divulgação do meu trabalho, sempre visto como ameaça ou desconfiança. Até aí, natural: Já estou acostumado. Entretanto, nos últimos anos (e eu já participo lá há cinco), quase nada do que produzo (texto, vídeo, áudio), é aceito. É bom lembrar que sempre fui cordial nos meus comentários e sempre posto na categoria certa (para não ter desculpa) e, mesmo assim, sempre fui obstado. Cheguei, inclusive, a receber aviso de outros membros sobre isso:

1 2

Eu já estava acostumado com a indiferença dos moderadores e com exclusão dos meus tópicos sem justificativa, o que fez até com que eu me afastasse e visitasse o site apenas às vezes. Porém, desta vez, estou surpreso. Não por ter tido mais um tópico excluído; Não! – desta vez, por ter recebido alguma justificativa. Bondosamente, o moderador me avisou em privado que postar vídeos de reuniões mediúnicas é contra as regras.

3

Foi a gota d’água! Como assim, contra as regras? Incrivelmente, o trecho apontado das regras realmente proíbe “experiências mediúnicas próprias”, além de ser pouco fraterno em suas considerações.

4

Até entendo que haja zelo e cuidado na realização de reuniões mediúnicas particulares… Mas, daí a simplesmente proibir a veiculação (e quantos espíritas, principalmente iniciantes, morrem de curiosidade em ver uma?), é algo totalmente sem sentido. Ainda mais se forem reuniões sérias, estruturadas e seguindo todos os parâmetros doutrinários, como foi a nossa. A impressão que tive é que, simplesmente, alguém decidiu que isso não deve ser publicado e, pronto, não é aceito. Não importa se é bom, produtivo e se pode ser instrutivo. Não deve, não será. Ponto.

Tal qual ocorreu em diversas comunidades do Orkut, em alguns grupos do Facebook, o forumespirita.net tem sua equipe e eles escolhem o que pode e o que não pode ser publicado segundo o gosto dos moderadores. Critérios esses que não têm a ver com a ordem e bom andamento dos debates. Tem a ver, simplesmente, com o gosto pessoal daqueles que tem o poder de clicar em “delete” e simplesmente apagar aquilo que não gostarem, ainda que seja doutrinário, reflexivo, crítico ou, simplesmente, um compartilhamento de uma experiência inesquecível.

Como diz o velho dito “os incomodados é que se retirem” e eu me incomodei, falei e estou me retirando.  Postei os prints que comprovam os avisos recebidos, mas resolvi não mostrar os nomes da pessoas: seria improdutivo. Forumespirita.net, apesar do seu amplo potencial, é um fórum que não permite a livre manifestação de ideias. Que pena…

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s