Uma reflexão ao lado do meu cachorro

Yorkshire_Terrier_body

O sol estava se pondo e, de longe, via parte da cidade. As luzes que começavam a se acender, carros que iam e vinham. Gente caminhando, voltando do serviço. Pessoas passeando, igualmente, com seus cachorros; crianças correndo e um avião cruzando o céu.

Olhei pra cima. Estava anoitecendo – quando o céu fica meio escuro, meio claro -, e as estrelas vão surgindo e lá estava eu, as observando. Naquele instante, fui atacado por um sentimento de completude e profundo respeito pelos cosmos.

Senti meu pensamento se expandir, minha consciência se alargar e comecei a refletir sobre a complexidade do mundo. Da origem física das coisas aos dramas psicológicos daqueles estranhos que passavam por mim sem que eu nunca os tivesse visto. Quantos dramas, quantas histórias, quantas vidas iam e vinham sem se cruzarem de fato.

Tudo isso enquanto meu cachorro urinava no poste. Olhei-o com ternura e me dei conta de que os espíritos elevados devem sentir, para conosco, o mesmo sentimento de carinhosa paternidade quando se defrontam com nossos dramas e questionamentos. Nós que sabemos reconhecer a beleza e complexidade do mundo, mas que pegos nas aflições da vida, questionamos a sabedoria daquele que tudo criou.

Ele terminou de fazer o sagrado xixi no poste (uma espécie de fetiche animal) e eu segui tranquilo ouvindo uma cariciosa música e observando o sol se por, feliz, por não saber sobre tudo, mas contente por valorizar o que já sei.

 “A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus”. O Livro dos Espíritos

 

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s