Dr. Fritz – Deputado?

dr-fritz-mauricio_fbsQuando criança, durante as propagandas eleitorais, divertia-me ver os candidatos e seus nomes engraçados.

Hoje já não acho graça. Hoje, quando vejo candidatos vestidos de palhaço ou com nomes bizarros, sinto profundo temor pelo futuro do nosso Brasil (e isso não quer dizer que eu prefira os engravatados). Eu não entendo de lei para saber por que se permite isso, já que, penso, os candidatos deviam usar apenas seus nomes, nada mais.

Em 2012, surpreendi-me ao saber que havia um candidato à vereador por Uberaba-MG, com o nome de “Dr. Fritz”. Após uma breve pesquisa, descobri que o candidato, na verdade, se chama Maurício Magalhães, um médium que afirma operar sob influência do espírito do Dr. Fritz (sim, mais um…). Não foi eleito, apesar dos 1624 votos recebidos.

Na época, indignou-me profundamente saber que um médium, espírita ou não, utilizou-se do nome do espírito com quem afirma trabalhar para poder se lançar à candidatura de um cargo político.

Bom, mas já que ele não foi eleito e isso foi em 2012, por que estou voltando a este assunto?

perfil
Foto obtida no perfil do facebook do candidato

Desta vez, o candidato retorna ao cenário político pleiteando o cargo de Deputado Estadual por Minas Gerais e, novamente, evoca o nome do espírito como nome que aparecerá na urna durante a votação, embora, aparentemente, isso tenha ficado em segundo plano, já que na maioria das fotos do perfil do candidato no facebook o nome “Dr. Fritz” apareça em menor quantidade.

De qualquer forma, fica esta pequena manifestação em repúdio à atitude do candidato, tanto em 2012, quanto agora, em 2014, por associar o nome do espírito com quem afirma trabalhar ao seu enquanto candidato político.

Entendo que todo espírita possa se interessar por política e temos vários exemplos disso, como Bezerra de Menezes (Vereador e Deputado pelo Rio), Eurípedes Barsanulfo (Vereado em Sacramento-MG) e Caibar Schutel (Prefeito de Matão-SP), que não se utilizaram de elementos do Espiritismo para promoverem suas candidaturas.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s