O que pensava Herculano sobre Emmanuel?

Frequentemente vejo espíritas ortodoxos utilizando-se de textos e frases de Herculano Pires, descontextualizadas, para embasar suas opiniões extremistas ao afirmarem que Emmanuel era um obsessor de Chico Xavier.

É muito fácil: se pega uma frase, isola-a do contexto e lhe aplica o significado que quiser. Esta é a receita para a desonestidade intelectual que estes espíritas praticam. Já tive ocasião de demonstrar isso noutro texto e agora trago, neste pequeno áudio, a VERDADEIRA opinião de Herculano Pires sobre Emmanuel.

Antes, porém, quero dizer que não concordo com tudo que Emmanuel escreveu e vejo em alguns de seus pensamentos contradições com o trabalho de Kardec.

Daí, porém, inferir que ele se tratava de um obsessor querendo mistificar o Espiritismo, é um passo quase alucinógeno. Pode-se discordar de qualquer espírito, de qualquer médium e mesmo de Kardec… Mas, ao fazê-lo, é preciso ser honesto, é preciso evidenciar e não apenas praguejar contra tudo e todos e, muito menos, pegar frases e textos de um dos espíritas que mais lutou para o estudo sério do Espiritismo e transformá-lo em arma para divulgar ideias sem cabimento.

Confira:

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s