É errado chorar pelos mortos?

Depende.

Ontem no Centro Espírita uma moça pergunta se é errado chorar pelos mortos. Ela nos conta que uma amiga procurou um Centro Espírita em busca de consolação. Foi bem recebida. Porém, logo notou que as pessoas lhe diziam o tempo todo para não chorar. Chorar fazia mal aos espíritos, disseram-lhe.

Ela não encontrou consolo, saiu do centro.

Essa pessoa que procurou o Centro Espírita certamente possuía uma ligação muito forte com a mãe, desencarnada recentemente e foi em busca de algum consolo e esclarecimento.

Contudo, a orientação que ela recebeu não é típica dos Espíritas e, sim, dos Brasileiros. Temos o costume de varrer para debaixo do tapete aquilo que nos incomoda. Assim, não importa se a pessoa está sofrendo, importa que não chore. Sofra, mas calada…

Isso é um absurdo. A coisa mais natural seria que essa pessoa chorasse, que vivesse a experiência do luto. Ao invés de lhe dizerem para que não chorar, ela deveria ter sido abraçada, amparada, ouvida. Quem sabe o que mais saía junto com as lágrimas nesse choro?

Eu realmente acho que esse sentimento de desamparo vivenciado pela experiência do luto tenha em grande parte componente cultural, que uma educação espiritualizada pudesse amenizar. Entretanto, daí inferir que um marco tão importante como a morte não deva ser sentido e vivenciado, é simplesmente absurdo.

O que o Espiritismo nos ensina como sendo prejudicial aos espíritos não é o choro natural decorrente da perda recente de alguém que amamos. É o estado melancólico, prolongado, depressivo, em que muitas pessoas entram após a morte de alguém. Isso, sim, deve ser tratado.

Mas, mesmo nestes casos, a nossa preocupação inicial não deve ser com o espírito que desencarnou, pois sabemos que ele será amparado conforme seu mérito; a preocupação precisa, necessariamente, focar naquele que ficou, que se sente desamparado, sem rumo. Esta pessoa, sem dúvida, precisa de amparo, consolo e esclarecimento.

Contudo, este consolo e esclarecimento não são feitos na base “do calar o choro”. É, sim, através de um processo de aprendizagem, de escuta, de companheirismo, de ensino, aprendizagem e vivência na Casa Espírita.

Veja abaixo Chico Xavier falando sobre o assunto:

11 comentários sobre “É errado chorar pelos mortos?

  1. Choro muito pela minha mãe, sinto saudade. Mas acho que não está atrapalhando ela. É uma coisa saudável, nestes momentos parece que chego mais perto de Deus e Ele fica dentro de mim, parece que estou junto Dele no mesmo instante e Ele também fica triste junto. Sabe, nestes momentos converso com Ele e peço que Ele dê as mãos para minha mãe na nova caminhada. Não é fácil gente.

  2. Boa tarde. No dia 20/07/2016 perdi meu parceiro de 28 anos de convivência. Ele morreu de uma infecçãoincurável no cérebro. Sei que é muito recente. Mas ha algum meio de saber como ele está? Ainda me doe muito a partida dele. Ele se foi deixando muito a desejar. Será que isso vai prejudicá-lo do outro lado? É posiivel eu me comunicar com ele? Desde já obgd.

    • Olha, é muito natural a dor da saudade e é normal que, em tão pouco tempo, ainda haja muita dor. É preciso tempo, fé, orações para curar isso. O luto se torna prejudicial quando o tempo passa e a pessoa não se recupera… Então, por enquanto, não se preocupe com isso. É recente, vai doer mesmo… Mas, uma hora passa.

      A comunicação é possível sim. Mas, infelizmente, não há muitos lugares disponíveis para isso. Eu conheço este e recomendo: https://www.facebook.com/centroirmaosdeluz

      Boa sorte e luz no seu caminho.

  3. Perdi minha filha dia 26/06/2016, fazem dois meses. Choro muito ainda, penso na Rafaela todos os dias. Mas penso só nas coisas boas que passamos juntas. A Rafaela nasceu de 28 semanas e ficou 16 dias comigo. Choro qdo vejo as fotos e vídeos, na verdade choro de alegria e saudades. Alegria e muita gratidão à Deus qdo vejo que aquela princesinha linda foi gerada por mim, nossa tem horas que nem acredito que gerei uma menininha tão linda, inteligente. A Rafaela dentro da minha barriga me respondia o tempo todo, toda vez que conversava. Saudades pq e complicado ficar longe de quem se ama. Só posso dizer que minha filha só me deu alegria.

  4. Moro há 11 anos em uma rua que ,infelizmente , aconteceu um assassinato dia 25/09/2016. Mataram, marido e mulher, com tiros na cabeça ,depois de praticarem tortura. Eles eram casados a quase trinta anos , moravam numa belissima casa, pareciam felizes e para todos que os conheciam, dizem serem pessoas de bem.Eles me observavam sempre, eu os via quase todos os dias, saudava com bom dia, boa noite.A morte deste casal foi de uma brutalidade extrema, ela ficou sem a cabeça. Parece que tudo foi um pesadelo, que não é verdade. Eu estou muito incomodada. Pois sentia que eles queriam fazer amizade comigo, mas não sei o porque, eu sempre me retraia. Por esse motivo as vezes choro, convulsivamente,como se fossem , muito intimos meus, sinto uma tristeza imensa. Porrque será que acontece isso ?
    Gostaria de pedir preces para os dois ele se chamava Renato Gifonni Habib e ela Nélida Cristina Oliveira Habib . Eu faço todos os dias. Sinto que eles precisam muito.
    Muito obrigada .
    Quiteria

    • Eu acho que se trata de culpa mesmo por que você poderia ter estabelecido amizade com eles. Mas, não se deixe abater por isso… O que morre é o corpo, como espíritos, eles podem estar bem melhor agora do que quando estavam na matéria. Vou orar sim.

  5. choramos porque a energia do ante querido se dissipa da nossa ,ao chorar é devido a perda desta energia a qual vivemos nesta dimensão por muitos anos ,onde vai ficar só lembranças e saudade mais não temos mais aquela energia que foi para outro plano,pode até voltar a viver novamente com nós sem nos perceber porque somos todos uma só energia mais temos as mais próxima são as que mais sentimos a saida desta energia,

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s