Herculano Pires falando sobre Cidades Espirituais

Herculano Pires é a nova vedete dos fundamentalistas espíritas. Por ter sido durante toda sua vida bastante combativo contra o que julgava desvirtuamento do Movimento Espírita, cada vez mais está sendo citado pelos fundamentalistas como apoio às ideias que defendem.

Eles não pretendem a discussão séria dos princípios espíritas, pretendem apenas afirmar suas próprias crenças, taxando os que não pensam como eles de “tolos” ou, mais polidamente, dos que “não estudaram”.

Mas, não dá para fazer essa discussão simplesmente omitindo a crença de um espírita a esse respeito. É o caso de Herculano Pires. Recentemente, por exemplo, assisti a uma palestra em comemoração ao centenário de nascimento de Herculano, onde o palestrante, do começo ao fim, falou apenas das suas próprias crenças, citando aqui e ali Herculano, de forma a fazer crer que Herculano concordaria com a ideia de que Colônias Espirituais não existissem.

Abaixo, segue apenas um recorte do programa No Limiar do Amanhã, número 92 de 1972, onde Herculano, ao responder a dúvida de um ouvinte, deixa claro o que pensava sobre o assunto. Confiram:

Eu acho perfeitamente lógico questionar a existência de cidades espirituais; se espíritos comem ou bebem; se dormem; se possuem necessidades fisiológicas, etc. Eu mesmo não possuo (mais) uma visão clara a este respeito. Esta é uma questão importante e que não deve ser aceita somente pela crença na mediunidade de Chico Xavier ou em sua elevação moral, que é justamente o que fazem os chamados “místicos” no Espiritismo.

Mas, não dá para fazer essa discussão omitindo a opinião de alguém sobre o assunto, expondo somente aquilo que interessa a própria causa e deixando o que não interessa de lado. Isso não é honestidade intelectual. 

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s