Mediunidade é sinal de evolução espiritual?

Esta é uma dúvida muito comum entre os iniciantes. Estes, normalmente, imaginam a mediunidade como uma espécie de poder especial dado a algumas pessoas por serem espíritos muito adiantados para cumprirem suas missões. Contudo, será isso mesmo?

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, lemos:

“Há quem se admire de que, por vezes, a mediunidade seja concedida a pessoas indignas, capazes de a usarem mal. Parece, dizem, que tão preciosa faculdade deveria ser atributo exclusivo dos de maior merecimento”.

(…)

“Digamos, antes de tudo, que a mediunidade é inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como da de ver, de ouvir, de falar”.

(…)

“Se só aos mais dignos fosse concedida a faculdade de comunicar com os Espíritos, quem ousaria pretendê-la? Onde, ao demais, o limite entre a dignidade e a indignidade? A mediunidade é conferida sem distinção, a fim de que os Espíritos possam trazer a luz a todas as camadas, a todas as classes da sociedade, ao pobre como ao rico; aos retos, para os fortificar no bem, aos viciosos para os corrigir”.

Portanto, a mediunidade se manifesta tanto em pessoas boas quanto ruins. Logo, não é sinal de evolução espiritual.

Para compreender melhor esse processo, leia:

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Não são os que gozam saúde que precisam de médico – item 12.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s