Mito: O suicídio de Allan Kardec

Quando comecei no Espiritismo, escutava com frequência a afirmação, principalmente por parte de Evangélicos, de que Kardec havia se matado e, portanto, o Espiritismo era uma doutrina falsa em si mesma.

Atualmente, isso parece ter perdido força, já que há anos não escuto essa bobagem. Contudo, eventualmente, algum iniciante (e este blog se destina ao iniciante) talvez escute isso. Portanto, para que não reste dúvida, vejam:

“Ele morreu como viveu, trabalhando. Há muitos anos, sofria de uma doença de
coração que não podia ser combatida senão pelo repouso intelectual e uma certa atividade material; mas, inteiramente em sua obra, se recusava a tudo o que pudesse absorver um de seus instantes, às expensas de suas ocupações prediletas. Nele, como em todas as almas fortemente temperadas, a lâmina gastou a bainha.

Seu corpo se entorpecia e lhe recusava seus serviços, mas seu espírito, mais vivo, 
mais enérgico, mais fecundo, estendia sempre mais o círculo de sua atividade.
Nessa luta desigual, a matéria não podia eternamente resistir. Um dia ela foi 
vencida; o aneurisma se rompeu, e Allan Kardec tombou fulminado. Um homem faltava à Terra; mas um grande nome tomava lugar entre as ilustrações deste século, um grande Espírito ia se retemperar no infinito, onde todos aqueles que ele havia consolado e esclarecido, esperavam impacientemente a sua vinda!

“A morte, dizia ele recentemente ainda, a morte atinge em golpes redobrados nas classes ilustres!… Aquém virá ela agora libertar?” Revista Espírita de 1869 – Maio – Biografia do Sr. Allan Kardec.

Portanto, a não ser que Aneurisma seja considerado uma forma de suicídio: não, Kardec NÃO se matou!

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s