Torteroli: Um Nome a Ser Lembrado

Afonso Angeli Torteroli foi uma das figuras mais importantes do movimento espírita brasileiro do século 19. Como não temos, até hoje, um trabalho biográfico que faça jus ao valor desse confrade, procurei preencher essa lacuna, relembrando sua atuação aos mais velhos e apresentando-o às novas gerações.

Existem divergências quanto ao local e data do nascimento de Torteroli. O Reformador afirma que ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 2 de junho de 1849. Já o pesquisador Antônio Lucena diz que o nosso biografado nasceu em Gênova, na Itália, aos 23 de setembro de 1848.

Quanto à data da morte, porém, há concordância, pois todos os registros indicam que sua desencarnação se deu no Rio de Janeiro, a 11 de janeiro de 1928.

Apesar de formado em Direito, Angeli Torteroli tirava sua subsistência do trabalho de professor e jornalista. Como espírita, seu nome está ligado aos principais trabalhos doutrinários desenvolvidos no Rio de Janeiro, no final do século passado. A saber:

Continue lendo…

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s