Breve opinião sobre T.V.P

past-life-regression+signA técnica mais utilizada nessa modalidade é a hipnose (terapia) regressiva. Porém, esta técnica deixa a pessoa aberta a sugestões, tantos do terapeuta quanto do seu próprio inconsciente, razão pela qual seus medos, desejos e anseios podem tomar formas fantásticas e distorcer o efeito a ponto de não se ter segurança para afirmar o que é lembrança e o que é sugestão.

Como entendemos, no Espiritismo, que o esquecimento do passado está atrelado à lei da reencarnação, tornando-se, portanto um fato natural, podemos supor que induções hipnóticas dificilmente conseguirão “romper” a barreira que separa as lembranças de uma vida passada da vida presente.

Contudo, igualmente, sabemos que algumas pessoas recordam-se de trechos ou mesmo capítulos inteiros de suas vidas passadas. Segundo apontam os estudos sobre reencarnação (Stevenson, Tucker, etc), isso se manifesta quase sempre em caso de morte violenta ou quando a pessoa permanece pouco tempo em erraticidade (isto é, no mundo dos espíritos).

Nestes casos, as lembranças surgem através de sonhos ou visões e, normalmente, perturbam muito o indivíduo,  pois não se recorda apenas imagens, mas também sensações, quando não, sentimentos de uma outra vida… Isso pode ser tratado terapeuticamente, embora alguns poucos terapeutas se arrisquem a tratá-las, uma vez que o assunto é de controvérsia religiosa e tabu acadêmico.

Como entendo que o Centro Espírita não é clínica nem hospital, ele não deveria se envolver nisso. Mas, desde que o quadro clínico se encaixe na descrição acima e haja profissional habilitado, creio não ter problema algum que tal procedimento seja feito num consultório apropriado e em condições técnicas/éticas aceitáveis.

Por fim, vale lembrar, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) não reconhece a T.V.P (Terapia de vidas passadas) como prática terapêutica e o psicólogo que se aventurar nestes mares pode ser advertido ou mesmo ter seu registro cassado.

Veja abaixo uma entrevista com Brian Weiss, um psiquiatra muito famoso na área de T.V.P. Perceba como as implicações deste processo são complicadas e, ao mesmo tempo, fascinantes.

Um comentário sobre “Breve opinião sobre T.V.P

  1. Acho o tema bem interessante e pra falar a verdade sempre tive, e ainda tenho, vontade de passar por essa experiencia, mas aí vem o medo, dificuldade de achar lugar que faça TVP, e desconfiança…

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s