Qual a minha missão na Terra?

imagesEssa dúvida surge, normalmente, em momentos de crise existencial. A pessoa sente-se deslocada, algo perdida e busca encontrar o significado da sua vida, o real motivo para estar aqui e, assim, conseguir uma explicação, ainda que superficial, sobre seus sofrimentos Terrenos.

Antes de entrar diretamente no assunto, é preciso esclarecer que, segundo a terminologia espírita, uma encarnação missionária é algo legado somente a espíritos muito adiantados.

Segundo O Livro dos Espíritos, os espíritos missionários são da categoria dos Espíritos Superiores e quando encarnam na Terra:

“(…) é para cumprir missão de progresso e então nos oferecem o tipo da perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo”.

O caráter dessa missão varia conforme o caso. Pode ser uma missão particular ou coletiva, pode ser de âmbito espiritual, educacional, científico, filosófico, religioso, etc.

Podemos ver, portanto, como a maioria de nós, encarnados, está distante de vir para a Terra e oferecer qualquer tipo de perfeição… Logo, nossas encarnações não possuem, geralmente, caráter missionário.

A maioria de nós, encarnados na Terra, está sob provas e/ou expiações. Por provas, podemos definir uma etapa de progresso que precisa ser superada, uma lição que precisa ser aprendida. O espírito, em prova, passa por várias dificuldades a fim de se depurar e de progredir.

Por expiação, podemos definir os sofrimentos que nos atingem e sob os quais pouco ou nada podemos fazer para aliviá-lo.

“Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado”. ESE

A pergunta correta, para a maioria de nós, portanto, não seria: qual a minha missão? Mas, algo do tipo: A que provas estou sujeito? O que elas querem me ensinar? Como posso aproveitar melhor a minha vida em razão do meu próprio progresso? Etc.

4 comentários sobre “Qual a minha missão na Terra?

  1. Olá, o texto “Qual a minha missão na Terra?” foi muito esclarecedor…E quanto a estarmos em uma profissão, ou cursar uma faculdade da qual não termos interesse, ou não se encontrar em determinada profissão? No caso, mesmo que dê muito dinheiro… significa algo na visão espirita? Vivencio isso, escolhi a área de saúde por causa de minha mãe, mas não tenho o mínimo interesse ou aptidão para isso. Não sinto que nasci para estar nesta área.

    • Nascemos para crescer espiritualmente, progredir moralmente, evoluir. O trabalho é apenas a ferramenta que nos ajudará a sobreviver na matéria para conseguirmos isso. Assim, ligar-se a uma atividade que não nos toca, simplesmente para ganhar dinheiro, é inverter a lógica da questão e fazer do trabalho não o instrumento para sobrevivência e de sustento para a vida material, mas de acorrentamento à matéria, produzindo infelicidade. Não nos convém.

  2. Gostaria muito de saber se algum dia a alguma hora, eu irei reencontrar com meus pais apos a morte? E infelizmente tenho um tio que fez um pacto! O que acontece com o espirito dele apos a morte?

    • Nós sempre encontramos após a morte com aqueles a quem amamos. Seu tio fez um pacto com quem? E que tipo de pacto? Supondo que seja um pacto com alguma entidade para o mal… O que frequentemente acontece é que, após a morte, essas entidades procuram perturbar o que morreu.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s