Não importa?

Nos últimos tempos, tenho visto com frequência, nos debates espíritas, uma frase que me causa muita alergia: isso não importa! Parece haver uma tendência, um tanto quanto estranha, de utilitarismo no movimento espírita: Aqueles conhecimentos sem aplicabilidade prática terminam por ser marginalizados, tidos como sem muita relevância.

Esse processo, mesmo sem querer, desqualifica o trabalho de vidas inteiras… Tenho a impressão que, pela facilidade com que encontramos informações, terminamos por perder a noção do quanto é difícil produzir um determinado conhecimento, seja de que natureza for. Tenho a impressão de que a informação está tão banalizada que perdemos o entusiasmo por aprender algo novo, especialmente, se esse algo não for rentável, visível, palpável, prático…

Para estas pessoas, eu gostaria de sugerir o documentário número 11 da série Cosmos, chamado: A persistência da memória. Este é um incrível documentário sobre a produção do conhecimento e como ele foi difundido através das gerações.

“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia”. Carl Sagan

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s