Algumas palavras sobre a tragédia de Santa Maria



Como todos sabem, no último domingo (27/01), 231 pessoas morreram vítimas de um incêndio na cidade de Santa Maria (RS). Tão logo o dia amanheceu, diversas postagens no facebook anunciavam o caso, que comoveu todo o Brasil. 

Não tardaram a surgir pessoas pedindo alguma “visão espírita” sobre a tragédia, uma explicação, uma luz sobre a questão. Da mesma forma, porém, que surgiram as dúvidas, logo apareceram pessoas havidas por respondê-las, através de respostas fáceis e prontas.


Não demorou muito e começaram a surgir alguns textos aqui e ali que buscavam dar uma “visão espírita” sobre essa problemática. Um, chegou a ter a cogitar a hipótese de que eram Nazistas que mataram pessoas nas câmaras de gás no holocausto…

Sem alongar a questão, recomendamos que se consulte a questão 738 a de O Livro dos Espíritos que aborda este assunto e, acima de tudo: Não acreditem nessas “visões espíritas”. Não há como saber sobre isso. Cada caso é um caso e só Deus sabe a razão de tudo isso.

Apresento, porém, uma contribuição que me pareceu bastante lúcida, advinda diretamente da pesquisadora Dora Incontri.

Ao longo dos anos, percebemos que responder aos contraditores, quase sempre munidos de paixão pessoal, nos custava tempo e energia que poderiam ser aplicados em algo mais útil. Por essa razão, não respondemos ataques. Ofensas serão deletadas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s